Saúde mental no MP é pauta da AAJUMP
Dirigentes buscam apoio para aprovação de resolução pelo CNMP
A preocupação com a saúde mental vem crescendo em todos os extratos sociais e, principalmente, no ambiente laboral. Aliás, uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostrou que, com a pandemia, quase 50% dos trabalhadores brasileiros passaram a ter sintomas de ansiedade e depressão.
Cuidar da saúde mental é dever dos empregadores e das instituições. Por isso, a AAJUMP tem se empenhado na busca de apoio para edição da Resolução de Atendimento à Saúde Mental dos integrantes do Ministério Público.
Na última quarta-feira, dia 03, os Dirigentes participaram de reunião virtual com Dr. Jayme Martins de Oliveira Neto, Conselheiro do CNMP, que preside a Comissão de Saúde do Órgão. No encontro online, Dr. Jayme falou sobre a relevância do tema e se mostrou empenhado na aprovação da Resolução.
É importante lembrar de um estudo feito no ano passado pelo próprio CNMP, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e sua fundação (FAURGS). A pesquisa contou com mais de 4 mil integrantes do Ministério Público e mostrou que 85,6% dos respondentes tinham risco aumentado para adoecimento mental.